sábado, 22 de setembro de 2012

Show no céu: Lua crescente oculta Marte na quarta-feira

http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Show_no_ceu_Lua_crescente_oculta_Marte_na_proxima_quarta-feira&posic=dat_20120914-113133.inc Um dos mais belos espetáculos celestes ocorre durante as conjunções planetárias, quando dois ou mais objetos parecem se encontrar com poucos graus de separação entre eles. No entanto, são as ocultações que costumam roubar a cena, em um misto de movimentos mágicos e beleza ímpar.
Na quarta-feira, 19 de setembro, o céu será palco de um desses maravilhosos momentos. Neste dia, os movimentos combinados entre a Terra, Lua e Marte farão o Planeta Vermelho simplesmente desaparecer por 56 minutos atrás da Lua crescente, em um fenômeno astronômico raro chamado ocultação planetária. No Brasil, a ocultação poderá ser vista entre às 18h20 e 19h38 (Horário de Brasília) em uma larga faixa que inclui as regiões Sul, Sudeste e grande parte do Centro-Oeste. Devido ao horário do início do fenômeno ser próximo ao instante do pôr-do-Sol em algumas localidades, os melhores lugares para se observar a ocultação serão aqueles próximos à faixa leste do país. Na maioria desses pontos de observação a ocultação poderá ser vista na totalidade. Em outros, apenas a saída de Marte de trás do disco lunar poderá ser contemplada. Na região Sudeste do país o fenômeno terá início quando a Lua ainda estiver cerca de 45 graus de elevação acima do horizonte, 30 minutos após o pôr-do-Sol, portanto ainda sob a tênue luz do ocaso. Mesmo assim, será possível ver o planeta Marte iniciar seu mergulho por trás do disco lunar. Aproximadamente às 19h33, quando a Lua já estiver quase 10 graus mais baixa, o pontinho luminoso de Marte reaparecerá novamente por trás do lado brilhante Lua e às 19h38 já terá deixado totalmente a obstrução.
A ocultação de Marte pela Lua será um momento bastante oportuno para que os astrofotógrafos demonstrem suas aptidões, já que as magnitudes envolvidas (brilhos dos astros) são bastante distintas, exigindo configurações de câmeras diferentes para cada fase do evento. Bons céus! Artes: No topo, carta celeste mostra a configuração do céu no momento após a ocultação, coma Lua já bastante baixa no céu. Na sequência, simulação mostra a dinâmica do evento, com Marte aparentemente se escondendo por trás da Lua crescente. Créditos: Apolo11.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário