domingo, 23 de setembro de 2012

Constelação do Sagitário

Essa região da constelação do Sagitário é riquíssima em aglomerados de estrelas e nebulosas. Algumas são visíveis até a olho nu, numa noite sem a interferência da Lua e fora da poluição luminosa. Porém, se o observador estiver munido de um simples telescópio ou binóculo, poderá contemplar várias nebulosas e aglomerados estelares dessa região. A contemplação da constelação do Sagitário poderá ser realizada durante todo esse mês. Cerca de 30 minutos após o pôr do Sol, basta olhar para o local mais alto do céu (chamado de zênite) e localizar essa bela constelação. Com o avançar das horas essa constelação irá "caminhar" de forma aparente para o horizonte oeste, até que por volta das 1h30min irá se pôr. Para esse mês a Lua poderá ser observada nessa constelação entre as noites 22 a 24 de setembro. A figura 17 ilustra o aspecto do céu para 19h30min em 22 de setembro tendo a Lua localizada na constelação do Sagitário com 51% do seu disco iluminado, ofuscando em partes os objetos celestes que estarão à sua volta. Sendo assim, prefira contemplar essa região do céu nas noites que a Lua não irá interferir na observação dos diversos aglomerados estelares
Figura 17. Constelação do Sagitário com seus principais objetos celestes, asterismo e concepação artística às 19h30min em 22 de setembro de 2012. Perceba que na figura 17 foram ilustrados os principais aglomerados estelares, as estrelas mais brilhantes, o asterismo do Sagitário e sua concepção artística. Na figura 18, que ilustra a mesma região do céu, foram representados apenas o asterismo da constelação e os nomes dos principais objetos celestes. Vale tentar desenhar no céu essa constelação.
Figura 18. Constelação do Sagitário com seus principais objetos celestes e asterismo às 19h30min em 22 de setembro de 2012. Por fim, a figura 19 ilustra o mesmo aspecto do céu para o mesmo horário, porém sem o asterismo da constelação do Sagitário e sem os nomes dos principais objetos celestes, ou seja, o céu da natureza. Compare a figura 19 com a figuras 17 e 18 para poder localizar os objetos celestes.
Figura 19. Constelação do Sagitário às 19h30min em 22 de setembro de 2012. Analise as figuras 17, 18 e 19 e aponte seu instrumento óptico para essa região. Você terá belas surpresas! Vale lembrar que essas figuras valem para todo o mês, porém sem a presença da Lua, exceto nos dias 22 a 24 de setembro. É interessante saber que o brilho do objeto celeste é importante para poder observá-lo. Para tanto, utilizamos um número que representa a magnitude do astro. Quanto maior esse número menor será seu brilho, numa razão inversamente proporcional. Assim, partindo da observação mais fácil para mais difícil, inserimos abaixo os nomes populares das nebulosas e aglomerados estelares, seguido da sua especificação pelo catálogo de Messier, indica pela letra M e, finalmente, sua magnitude. Aglomerado estelar - M25 - magnitude = 4.9 (Visível a olho nu) Aglomerado de Trifid - M20 - magnitude = 5.0 (Visível a olho nu) Nebulosa da Lagoa - M8 - magnitude = 5.0 (Visível a olho nu) Aglomerado estelar - M23 - magnitude = 6.0 Aglomerado estelar - M22 - magnitude = 6.5 Aglomerado estelar - M21 - magnitude = 7.0 Nebulosa de Ômega - M17 - magnitude = 7.0 Aglomerado estelar - M55 - magnitude = 7.0 Vale ressaltar ainda que os objetos que são sugeridos para serem observados a olho nu devem ser feitos fora das grandes cidades que possuem um alto índice de poluição luminosa, além de uma noite sem a interferência da Lua. Porém, esses objetos são possíveis de serem observados nas grandes cidades com auxílios de telescópios ou binóculos, onde o binóculo é a melhor opção. Os objetos que possuem magnitude próximos e até 6.0 de magnitude são possíveis de serem observados nas grandes cidades, porém muito difusos mesmo com auxílio de telescópio e binóculo. Ainda, esses objetos que possuem magnitude abaixo de 6.0 podem ser observados a olho nu mesmo em cidades com médio índice de poluição luminosa, porém com certa dificuldade. Somente mesmo o aglomerado estelar M7 da constelação do Escorpião (que se localiza próxima da constelação do Sagitário) que possui magnitude de 3.5 pode ser contemplado a olho nu com certa facilidade nas cidades onde a poluição luminosa é considerada média para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário