sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Descoberta galáxia mais distante já observada

A pequena galáxia MACS0647-JD é candidata a ser a mais distante já observada. Sua luz viajou 13,3 bilhões de anos até chegar à Terra
A galáxia MACS0647-JD é candidata a ser a mais distante já observada. Sua luz viajou 13,3 bilhões de anos até chegar aos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, da NASA (NASA, ESA, M. Postman e D. Coe (STScI) e CLASH Team) Astrônomos descobriram a galáxia mais distante já identificada no Universo. Sua luz viajou 13,3 bilhões anos até chegar à Terra, segundo a Nasa, a agência espacial americana. Identificada como MACS0647-JD, a decana das galáxias nasceu 420 milhões de anos depois do Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo, há 13,7 bilhões de anos. Esta descoberta só foi possível graças à combinação dos poderosos telescópios Spitzer e Hubble e ao fenômeno chamado de "lente gravitacional". Há quase um século, Einstein previu em sua teoria da relatividade que objetos de grande massa, como um conjunto de galáxias, teriam um campo gravitacional tão forte que conseguiriam desviar os raios de luz. Às vezes, esta deformação funciona como uma lupa gigante, ampliando a imagem percebida por um observador situado do outro lado. O vídeo abaixo mostra a localização da galáxia MACS0647-JD: A gravidade desse conjunto de galáxias conhecido como MACS J0647+7015 impulsionou a luz proveniente da galáxia distante, fazendo com que as imagens ficassem várias vezes mais brilhantes e mais fáceis de identificar. "Sem esse aumento, seria preciso um esforço hercúleo para observar essa galáxia", disse Marc Postman, da NASA. Pelo tamanho reduzido, a galáxia MACS0647-JD parece ser um dos elementos de formação de uma galáxia maior. Uma análise mostra que a galáxia tem menos de 600 anos-luz de largura, enquanto galáxias com a mesma idade costumam ter em média uma amplidão de 2.000 anos-luz.. A galáxia anã Grande Nuvem de Magalhães, que orbita a Via Láctea, tem uma largura de 14.000 anos-luz. A Via Láctea tem 150.000 anos-luz de extensão. "Este objeto parece ser um dos elementos que servem para formar uma galáxia", diz Dan Coe, do Space Telescope Science Institute. Ele é o coordenador do estudo sobre a descoberta que será publicado no dia 20 de dezembro do Astrophysical Journal.

Eclipse lunar de 28 de novembro de 2012

A penumbra Eclipse lunar ocorrerá em 28 de novembro de 2012 e que seria o segundo e último eclipse lunar do ano. Este eclipse não será visível aos olhos nus e devido ao que seria de menor importância para as pessoas comuns. * Se Eclipse lunar começa antes da meia-noite, mas acaba depois da meia noite ou seja, abrange duas datas diferentes no calendário gregoriano, em seguida, o Dia Eclipse escolhido é quando a fase penumbral começa fase, portanto, Umbral e Total pode começar além da meia-noite. Moonrise momentos e-lua são corrigidas para Parallax e esta correção dá tempos melhores para a observação do Eclipse. A menos que Eclipse lunar é visível a olho nu, é de nenhum significado para os hindus e os hindus não consideram para quaisquer atividades religiosas. Eclipses lunares de penumbra não são visíveis a olho nu, portanto, não há rituais relacionados com a Chandra Grahan devem ser observadas. Se Eclipse lunar é visível durante a fase Umbral então só deve ser considerado para atividades religiosas. A maioria dos calendários hindus não lista eclipses penumbrais. Se Chandra Grahan não é visível em sua cidade, mas é visível alguma cidade próxima a isso, então você não deve observá-lo. precauções que são aconselhados durante Sutak deve ser tomada apenas se Chandra Grahan é visível em sua cidade. Chandra Grahan é considerado mesmo que a Lua não é visível devido ao tempo nublado ou algumas outras condições climáticas.